terça-feira, 17 de maio de 2016

Reforma sustentável. Imagine poder conseguir mais por menos em uma obra. Acredite! Isso já é possível...

Reforma sustentável. Imagine poder conseguir mais por menos em uma obra. Acredite! Isso já é possível a algum tempo, mas ainda é preciso quebrar alguns paradigmas a esse respeito.

Pensem em uma obra que possa ser executada num menor tempo, com menor perda de materiais, menor gasto de energia e menor consumo de água, aproveitando ao máximo os recursos naturais em potencial da região, sem interferir de maneira demasiada no terreno ou na natureza, entre outras possibilidades.... Sim. Tudo isso é possível e com grandes benefícios para a natureza, para o local e para nós e nossa família e ainda de quebra ajudar a preservar o futuro de nosso planeta.

O grande conceito está em se iniciar a obra, de reforma ou construção, sendo mais “ecoeficiênte” desde o início. O Planejamento de todas as etapas, do projeto, a escolha dos materiais e tecnologias, até a execução e entrega, devem e podem estar orientados com esse olhar. Um olhar “verde” ou “ecoeficiênte”.

Um sistema “ecoeficiênte” de planejamento é aquele que consegue produzir mais e melhor, com menores recursos e menores resíduos e pode ser obtido através da união de levantamentos e informações pertinentes do local e das necessidades do projeto e que quando alinhado ao uso de sistemas de reuso de água, aproveitamento de recursos naturais, como o sol, os ventos, a topografia e a vegetação, e a tecnologias em materiais recicláveis e geração de energia alternativa, permitem que se possa cada vez mais promover um futuro mais longo para nossos filhos e para o planeta, com a redução dos impactos ambientais, do consumo dos recursos naturais e consequentemente na redução dos gastos.

O pouco que possamos fazer, desde já, que seja a troca de lâmpadas comuns incandescentes por lâmpadas eletrônicas ou de LED de baixo consumo ou separarmos os resíduos para a coleta seletiva em casa e no escritório, já seriam um grande passo na ajuda a redução de energia e seus recursos...

Pensem a respeito... Podemos começar já a ajudar de forma simples... com um pouco que cada um de nós faz, podemos ser mais “ecoeficiêntes” num todo...

Carlos Agricola / Arquiteto e Urbanista, Engenheiro de Segurança, Pós Graduando em Engenharia Civil
CAU A25382-0

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário