sábado, 28 de julho de 2012

O Designer de Interiores

Prezados,

Dentre as atividades de um escritório de Arquitetura, uma dos serviços que se destacam são os Projetos de Design de Interiores.

Nossa idéia é explicar um pouco dessa atividade, que busca harmonizar os espaços interiores com a Arquitetura e permitir tornar esses ambientes espaços uteis, com base em aspectos de praticidade e funcionalidade, sempre tomando como partido caracteristicas principais de seus usuários, como o modo de viver, relações, crenças, interesses, entre outras.

Vamos tomar como fonte explicativa o que é o Projeto de Interiores, pela ABD - Associação Brasileira de Design de Interiores, da qual somos associados.

O Projeto de Interiores

Imagine uma orquestra executando uma obra. A harmonia perfeita, a sonoridade magistral e o virtuosismo dos músicos são resultado da capacidade de cada integrante dessa orquestra que executam as partituras que fundamentam aquela obra.
No Design de Interiores essa partitura é o Projeto. Sem ele não há criação, não há harmonia. Algumas etapas são fundamentais no processo de criação e execução de um projeto de interiores:
- Pesquisa e análise dos objetivos e desejos do Cliente materializados em documentos e estudos preliminares que fundem essas necessidades com o conhecimento técnico do profissional, garantindo ao projeto funcionalidade, conforto, segurança e qualidade estética.
- Confirmação dos estudos preliminares e adequação das soluções propostas ao orçamento do Cliente.
- Seleção de cores, materiais, revestimentos e acabamentos coerentes com os conceitos estabelecidos na criação e que estejam em consonância com as características sócio-psicológicas, funcionais, de vida útil, de durabilidade e de proteção ao meio ambiente.
- Especificação de mobiliário, equipamentos, sistemas, produtos e outros elementos, bem como, providenciando os respectivos orçamentos e instruções de instalação e planificação de cronogramas de execução.
- Elaboração de plantas, elevações, detalhamento de elementos construtivos não estruturais - paredes, divisórias, forros, pisos (alterações na estrutura construtiva exige a contratação de um Arquiteto ou Engenheiro), layouts de distribuição, pontos de hidráulica, energia elétrica, iluminação e de comunicação e design de móveis e definição de paisagismo e outros elementos.
- Adequação de toda a intervenção às leis e regulamentos municipais que se fizer necessária.
- Coordenação de todos os profissionais que vão atuar na execução do projeto, tais como: engenheiros, eletricistas, marceneiros entre outros, harmonizando o trabalho conforme cronograma estabelecido.
- Compra de todos os produtos, sistemas e equipamentos após cotação e aprovação do Cliente.
- Acompanhamento de toda a obra mantendo o orçamento dentro dos valores previstos ou submetendo ao Cliente qualquer alteração para prévia aprovação.
- Emissão de relatórios regulares detalhando o andamento (estágio) da obra registrando as ocorrências tais como: alterações, substituições e adequações técnicas e orçamentárias.
- Elaboração de check-list final de entrega de obra com pesquisa de satisfação a ser respondida pelo Cliente.






Nenhum comentário:

Postar um comentário