terça-feira, 21 de junho de 2016

Reformas... Com ou sem acompanhamento profissional?


Reformas... Com ou sem acompanhamento profissional?

Venho observado nesses meus 20 anos de estrada, entre projetos e obras, que uma das questões primordiais para o sucesso de uma obra de reforma ou construção é o planejamento, como já citei em um post anterior, ou seja, conceituação, projetos, estimativas, orçamentos, cronogramas, execução da obra, acompanhamento (assunto desse post), uso e finalmente a manutenção, são todas essas juntas, informações qualificadas que compõe toda a complexidade de um planejamento de obras.

Mas para que esse planejamento possa realmente atender as suas expectativas, não importa aqui o tamanho dessa obra, seja ela pequena, média ou grande, é preciso que ele seja entendido em todas as suas nuances e detalhes técnicos, pois uma parte que se perca desse aspecto, pode levar às famosas surpresas de final da obra. Exemplos como um simples conjunto de tomadas para um ponto especifico de instalação de uma geladeira ou forno, ou descobrir que a impermeabilização das fundações ou a drenagem do terreno não foram realizadas. Retrabalho e dores de cabeça para um futuro próximo.

Essas surpresas podem levar a custos e aborrecimentos que são difíceis de medir. Imagine ter que quebrar uma cozinha pronta, para correção do esquecimento de uma tomada e ainda modificar o quadro de força para essa instalação. Com certeza esse são custos e aborrecimentos que poderiam ser evitados.

Imagine então no caso da impermeabilização, que foi esquecida ou deixada por custos que se achava desnecessários. Por que isso esta no planejamento? Onde essa etapa de obra entra? Para que preciso contratar esse “tal” de projeto complementar chamado de projeto de impermeabilização? E esse projeto de drenagem? Ao final, sua linda casa começa a apresentar nas paredes e rodapés e nos muros, manchas e formação de bolhas na pintura, com umidade aparente. O que é isso? O que está acontecendo?... Essa ocorrência se deve a aquela impermeabilização e drenagem que ficou para trás.

Esses são apenas dois exemplos de muitos que poderiam ser evitados, ganhando em custos perdidos com tempo, materiais, retrabalhos, aborrecimentos e segurança, ao considerar um Planejamento e Acompanhamento ou Gerenciamento de obra por um profissional qualificado.

Existem três maneiras básicas que podem ajudar a manter o bom andamento de uma obra de reforma ou construção e que podem se adequar as suas expectativas, se moldando de formas diferentes para cada tipo e necessidade de cada obra.

As 3 (três) formas básicas e quais suas diferenças de aplicação:

·         Fiscalização ou Visita Técnica de Obras (+) nesse formato a atuação profissional é limitada, onde geralmente os projetos já estão prontos e as equipes de execução já estão contratadas e em alguns casos a obra já esta em andamento ou terminando... Quanto a isso, teríamos assunto para outro post, que vamos deixar para depois... Voltando, nessa modalidade de trabalho, o profissional realiza visitas esporádicas á obra, confrontando dados de projeto x planejamento x executado, como um check list, e apresentando ao cliente um relatório com as não conformidades encontradas, para que esse tome as providências junto aos executores para as correções e complementações necessárias apontadas. O grande inconveniente é que os serviços já estão prontos e suas correções geram retrabalhos e custos extras, por não terem sido planejados ou acompanhados.

·         Acompanhamento de Obras (++) nesse formato a atuação profissional é maior. As visitas são periódicas e não mais por chamadas do cliente. Nessa modalidade, o profissional realiza as visitas à obra, para verificação técnica dos trabalhos em execução e executados, confrontando os dados de projeto x planejamento x executado, apresentando esclarecimentos das etapas subsequentes, visando manter as características do projeto e a qualidade da técnica da obra e reporta ao cliente um relatório com as não conformidades encontradas, para que esse também participe e tome providências. Aqui o profissional já orienta os executores, mas ainda depende da participação direta do cliente para intervir junto aos executores. Nesse formato, as perdas com retrabalhos são menores, pois o numero de visitas é maior, permitindo uma visão antecipada de falhas e a correção do planejamento se necessário.

·         Gerenciamento de Obras (+++) nesse formato a atuação profissional é completa. É a supervisão efetivas dos aspectos técnicos e econômicos do desenvolvimento de uma obra. Inicia-se ainda na concepção do projeto, planejamento, orçamentos, passando pela obra, seu monitoramento até a entrega e pós-uso. As visitas são periódicas, diárias ou alocadas, para a verificação técnica dos trabalhos em execução e executados, esclarecimentos das etapas subsequentes, organização e condições de canteiro de obras e funcionários e verificação de materiais e equipamentos, segurança do trabalho, trabalho administrativo para o controle do cronograma físico e financeiro da obra, compra de materiais, contratação e coordenação dos executores, atualização de relatórios e planejamento, tudo visando manter a integridade do projeto x planejamento x executado, aqui em nome do cliente. O cliente tem a facilidade de ter um único responsável, intermediando todo o processo do projeto e obra, com quem pode tratar de todos os detalhes do inicio ao final. Aqui as perdas e retrabalhos são mínimas ou quase zero e quando ocorrem já são de conhecimento de todos os envolvidos e já foram inseridas no replanejamento durante o processo de obra, de forma consensual.

Como podem notar, são diversos os formatos. O que os difere principalmente, são os níveis de responsabilidade, atuação profissional e de interferência na obra, ou seja, até onde o profissional atua como um fiscalizador, um consultor e até um coordenador de todo o processo. Também seria sempre importante considerar qualquer uma delas desde o início, já que o planejamento é um somatório de todas as informações pertinentes a obra, assim permitindo melhores resultados em todo o processo.
 
Esperamos que essas dicas possam vir a somar resultados e minimizar retrabalhos. Veja qual delas pode lhe ajudar e atender a sua necessidade de obra e se tiver alguma dúvida, nos envie comentários, para que possamos ajudar. Escolha a sua e uma ótima reforma.

Carlos Agricola / Arquiteto e Urbanista, Engenheiro de Segurança, Pós Graduando em Engenharia Civil
CAU A25382-0
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário