segunda-feira, 30 de maio de 2016

Reforma com sucesso e sem surpresas. Listamos 3 dicas importantes para que sua obra ou reforma tenha resultados satisfatórios.


Reforma com sucesso e sem surpresas. Listamos 3 dicas importantes para que sua obra ou reforma tenha resultados satisfatórios e que você possa curtir os momentos de sua realização.

Estamos sempre nos deparando com a insatisfação das pessoas com os resultados e os problemas ocorridos em suas obras e reformas e ao conversamos um pouco sobre as ocorrências, notamos sempre que essas realmente ocorreram, mas infelizmente, do ponto de vista técnico, estavam fadadas a isso.

Quando marcamos uma consulta médica, estamos buscando um tratamento ou uma revisão de um tratamento iniciado, para saber o que fazer ou continuar fazendo para cuidar daquele problema de saúde. Pouco se observa na relação que existe entre essa situação e a de uma obra, mas elas são pertinentes por igualdade, com a diferença de estarmos falando da “saúde” de sua obra de reforma ou construção.

Uma obra não planejada, ou seja, não consultada e acompanhada por planejamento e técnicas adequadas, está fadada a terminar no hospital, como uma gripe maltratada, que parece ser simplesmente uma gripe, que geralmente é inicialmente tratada pela perigosa “automedicação”, e que pode vir a ser uma pneumonia ou mais.

A relação direta entre as duas situações esta aí. Uma obra sem um profissional, que faça o planejamento, considerando todos os aspectos necessários, desde o conceito, as restrições, o local, entre outras, até as técnicas e materiais adequados é como achar que uma “simples gripe” pode ser tratada por automedicação. Os mesmos resultados e as mesmas insatisfações, são o que conseguimos, ou seja, baixo resultado, alto custo e reclamações diversas, sem resolver o “foco” do problema.

Algumas dicas importantes para que sua reforma não se transforme numa pneumonia.

1.      Tenha sempre um Projeto / por mais simples que pareça, ter um projeto é fundamental. O Projeto é a base que permite a leitura do todo sem achismos. Com ele se tem um planejamento adequado e um balizador para acompanhar o que deverá ser realizado, como será realizado e em quanto tempo.

2.      Procure sempre pedir tudo o que deseja / quanto mais puder colocar em pauta o que deseja e que não deseja, melhor será o resultado do Projeto, o que vai caminhar para um bom Planejamento e um resultado de obra satisfatório.

3.      Sempre se lembre das restrições / a clareza nas restrições de investimentos é fundamental para o planejamento. Um Projeto que se inicia sem restrições de investimento pode levar os resultados a um caos absoluto. É o mesmo que se fazer uma reforma sem planejamento. Nunca se sabe onde vai dar ou parar. Para que tudo possa acontecer dentro do desejado, é fundamental saber do investimento, permitindo que o projeto e o planejamento tenham as ferramentas adequadas para garantir sua satisfação.

Lembre-se sempre. Uma obra sem Planejamento profissional é como ficar doente e ter que usar um hospital sem plano de saúde, mas para um bom planejamento e resultados satisfatórios é preciso contar tudo, como numa consulta médica. Não ser transparente com o médico é buscar resultados insatisfatórios após os exames laboratoriais e ter que correr para tratamentos urgentes e não planejados de última hora a custos e prazos não esperados.

Na dúvida, antes de qualquer coisa, faça uma “consulta técnica” com um arquiteto, para ser orientado, tirar suas dúvidas, saber sobre os reais custos e evitar retrabalhos e surpresas que podem te levar a insatisfação. Uma obra, não importa seu tamanho, sempre poderá ter resultados satisfatórios e alegrias, mas precisa ser cuidada desde o início, como tudo.

Seja feliz e tenha satisfação ao investir e realizar seus desejos.

Desejamos ótimos resultados.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário