quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Reforma e Retrofit... Você conhece as diferenças entre essas duas formas de obra?

Reforma e Retrofit... Você conhece as diferenças entre essas duas formas de obra?

Quando nos deparamos com a necessidade de readequação de espaços, seja por manutenção, conservação, melhorias, ou por adequação a um novo uso, a primeira palavra que nos vem à cabeça é a Reforma. Logo pensamos que ....Precisamos fazer uma “reforminha” para adequar nosso imóvel a essa situação desejada.... e ai vem diferenças consideráveis que influenciam em muito os efeitos e algumas insatisfações com os resultados desejados e que por muitas vezes, observamos que tem sua causa numa comunicação e esclarecimentos sobre o que melhor atende as suas necessidades e solicitações. 

Me deparando com isso a pouco, vi uma oportunidade em poder ajudar a esclarecer melhor essas diferenças e quem sabe ajudar a evitar situações futuras de descontentamento com os resultados obtidos.  

Reformar, no contexto da construção, é um termo que significa, segundo o dicionário Aurélio, Ato ou efeito de reformar, Mudança operada tendo em vista um melhoramento, Reparação, conserto. Substituição de objetos fora de uso. 

Retrofit é uma palavra conceito, retro do latim “movimentar-se para trás” e fit do inglês, adaptação, ajuste, introduzida na Europa e EUA, significa “colocar o antigo em boa forma”. Envolve uma série de ações de modernização e readequação de instalações, com o objetivo de preservar o que há de bom na construção existente e adequá-la às exigências atuais e, ainda, estender a sua vida útil.  

No Brasil, apesar das diferenças entre os significados das palavras serem sutis, elas existem e essas variações de significado e aplicações, podem levar a entendimentos errôneos das reais necessidades do cliente, que por muitas vezes precisa de uma “Reforma” e não de um “Retrofit”, quando o contrário também é verdade. Isso acarreta a resultados e soluções não satisfatórios e que só serão observados como não adequados ao final, com tudo pronto.

Num contexto usual, “Reformar” significa realizar modificações, adequações e reparos que não incorram na mudança total de um sistema, como por exemplo, reformar uma casa ou ambiente, mas não alterar as instalações elétricas existentes, realizando alguns pontos novos de tomadas e iluminação, troca de revestimentos, repintura, entre outras modificações e adequações, porem que mantem boa parte das instalações originais.

Já um “Retrofit’, ao fazer uma modificação em um imóvel, serão consideradas modificações completas dos sistemas existentes do que se fizer necessário, para uma atualização para os dias de hoje, com o objetivo de ganho maior em vida útil e economia, atualizando os sistemas para o uso de materiais e tecnologias renovadas. As instalações elétricas, seriam refeitas por completo, com todas as modificações necessárias para pontos novos e seus usos, considerado uma adequação completa ao sistema instalado, adequação de cargas elétricas, troca de cabeamento, proteções e acabamentos conforme as normas atuais e uso de sistemas eficientes de energia como painéis foto voltaicos. Instalações hidráulicas seriam atualizadas por completo, desde a tubulação, sistemas de armazenamento, reuso de água de chuvas, tratamento de aguas servidas, instalação de sistema solar de aquecimento, entre outras mudanças, na busca por uma eficiência energética e hídrica adequadas. Adequação térmica e climática do imóvel, com a finalidade de maior conforto térmico e economia de energia, com aberturas para ventilação mais adequada, proteção de insolação em pontos críticos, reestruturação de telhados com uso de materiais atualizados e com ventilação adequada, permitindo minimizar o uso de Ar Condicionado, entre diversas outras melhorias, mas sempre consideradas por completo e correlatas.... O chamado “Retrofit” por assim dizer, poderia até ser chamado no Brasil, ao meu ver, por uma “Reforma Completa” dentro do que é popularmente conhecido...


A ideia aqui é tentar esclarecer essas diferenças, com a finalidade de permitir e ajudar no momento de uma necessidade de se fazer uma Reforma ou Retrofit em seu imóvel. Numa visita técnica de levantamento das necessidades, o profissional questiona muitos pontos que podem parecer estranhos, como por exemplo, qual a idade da construção? Mas são questionamentos para poder se avaliar exatamente, se o que precisa ser feito, é uma Reforma, um Retrofit ou ambos. Como exemplo, uma instalação elétrica tem vida útil média de 15 a 20 anos e se as mudanças pedidas forem muitas, e a idade da instalação for próxima disso, o projetado originalmente, já não atende mais ao atual e menos ainda ao que seria acrescentado, tornando eminente as falhas e problemas decorrentes com uma simples reforma, o que levaria o profissional a entender que um Retrofit seria a solução adequada e segura a ser proposta, mas que poderia ser entendido por quem está solicitado de forma errônea, pensando que foi uma necessidade criada.

Como podem notar, ambas as formas atendem a uma situação central de remodelar as edificações, porem são diferentes no conceito e objetivo, permitindo espaço para escolhas que podem levar a uma solução inadequada. Acredito que conhecendo um pouco mais sobre essas diferenças, estamos ajudando a melhorar os resultados e a sua satisfação, por lhe permitir fazer uma escolha que lhe atenda melhor naquele momento, ao realizar uma Reforma ou um Retrofit em seu imóvel.
 
Esperamos que essas dicas possam vir a somar resultados e minimizar retrabalhos. Veja qual delas pode lhe ajudar e atender a sua necessidade de obra e se tiver alguma dúvida, nos envie comentários, para que possamos ajudar. Escolha a sua e uma ótima Reforma ou Retrofit.

Carlos Agricola / Arquiteto e Urbanista, Engenheiro de Segurança, Esp. Engenharia Civil e Sistemas Construtivos.
CAU A25382-0

Nenhum comentário:

Postar um comentário